Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dia da árvore


Texto científico sobre árvore
Neem (Azadirachta indica) é o nome de uma árvore da família Meliaceae, única no seu gênero botânico. O seu nome científico faz referência à sua origem, a Índia.
É uma planta que pertence à família do mogno e do cedro. São árvores de grande porte, podendo atingir até 30m de altura e 2,5m de diâmetro. Nativa de todo o subcontinente indiano e resistente a seca. Além de fornecer madeira, é muito conhecida por suas propriedades medicinais e terapêuticas encontradas nas sementes, folhas e casca. Popularmente é bastante utilizada na agricultura, no combate a lagartas e pragas como nematoides, fungos e bactérias. Na indústria farmacêutica é utilizada na fabricação de produtos de higiene e limpeza.
Também conhecida como nim ou amargosa, é uma árvore "multiuso" ou "pau para toda a obra", já que tem um conjunto não despiciendo de utilidades. As suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controlo de pragas. Nesse último quesito, tem chamado a atenção por ser excelente no controle biológico de diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais no campo.
A pasta resultante da prensagem das sementes de nim vem se mostrando um adubo orgânico promissor, desde que misturado a outras fontes mais solúveis de nitrogênio. Essa ressalva é válida porque, sendo anti microbial, a torta de nim reduz a população de bactérias nitrificadoras (que captam o nitrogênio do ar e o disponibilizam para a planta): apenas cerca de 56% do nitrogênio livre é processado pelos micro organismos do solo, após a colocação da pasta de nim. Por retardar o processo que disponibiliza o nitrogênio no solo, o uso da pasta de nim está sendo recomendado para ser misturada com fontes de nitrogênio altamente solúveis, como os fertilizantes sintéticos utilizados na agricultura convencional, diminuindo as perdas de nitrogênio pelo ar ou pelo escorrimento juntamente com as águas no interior ou na superfície dos solos. Entretanto, o uso desse material na agricultura orgânica, que se vale de adubos orgânicos pouco solúveis não é recomendado, visto que o mesmo retarda o processo de disponibilização de nitrogênio que já ocorre de forma equilibrada e numa velocidade menor que em sistemas convencionais.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Neem
Acesso em 18-09-2012



Neem Azadirachta indica
Azadirachta indica
Azadirachta
A. indica
Azadirachta indica
A. Juss.


Atividade sobre o texto
1-) Pesquise no dicionário as palavras que você não conhece.

Trabalho desenvolvido no curso de tecnologias pela cursista Laise Roseira Biscaia Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário